A extensão de uma monografia não depende do fato de ser, mas do tipo de monografia que realizamos, do número de fontes consultadas, do que se pretende com sua realização ou mesmo das características do próprio sujeito. Imparcialidade. A perspectiva que rege uma monografia deve ser objetiva e imparcial, ou seja, não deve ser afetada pelos sentimentos ou considerações pessoais do autor, como poderia ser um ensaio. No entanto, os resultados nos mostram que a leitura de um texto multimodal por meio da tecnologia só pode otimizar o processo de compreensão se estiver atrelado a um método pedagógico eficaz, que considera a prática situada, ou seja, o aluno e a sua cultura. Para tanto, observamos por meio de uma pesquisa qualitativa, com ênfase no estudo de caso, as estratégias utilizadas pelos estudantes para compreender um texto multimodal e, ainda, observamos o impacto dessa leitura no processo de construção de sentido.
A pesquisa que fizemos e que resultou neste artigo, levou em conta os problemas de comprar um TCC, a questão de plágio entre outras informações importantes relacionadas a adquirir TCCs prontos. É neste sentido que se utilizam as expressões método dialético, método positivista, método estruturalista, por exemplo, na perspectiva de que cada um tem sua visão de mundo, concepção de homem, pressupostos ético-filosóficos, que determinam suas diretrizes e procedimentos para a atividade de pesquisa, seus entendimentos sobre o processo de produção do conhecimento, bem como a forma de articulação dos conceitos e categorias para análise da realidade. Elencamos, também, conceitos de notícia. Lembre-se, também, de ter cuidado com a pontuação! O levantamento de dados aconteceu com a aplicação de uma Sequência Didática aos alunos do 9º B da EMEF Padre Domingos Zatti, escola municipal localizada na cidade de Campinas. Após a aplicação da sequência didática em sala de aula, verificou-se que os estudantes têm dificuldade em sistematizar conceitos gramaticais e utilizá-los na análise textual.
Para se atingir o objetivo proposto, esta pesquisa se baseou na Morfologia, na Lexicologia, na Estilística e na Semântica, tanto para a análise do corpus quanto para a elaboração da sequência didática. Por esse motivo, apresentamos uma pesquisa que acredita que as práticas de leitura na sala de aula precisam ser revisadas e adaptadas para um novo público, que é, em decorrência da tecnologia, muito dinâmico. Esse ponto foi sendo confirmado ao passo que os alunos, diante do problema, delineavam hipóteses, testavam hipóteses, pensavam sobre as evidências, comunicavam os métodos utilizados, concluíam argumentos e discutiam no coletivo as explicações construídas. Para os alunos, o evento tem outros dois significados ainda mais especiais: a prova final e a defesa do TCC. As reflexões histórico-teóricas sobre a formação do leitor literário pretendem contribuir com a metodologia adotada e oferecer para os docentes um material mais completo. Resumo: Nesta dissertação, o objetivo é investigar as propostas de ensino do gênero notícia no Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo, especificamente o Caderno do aluno, de Língua Portuguesa, do 7º ano do Ensino fundamental. Resumo: A pesquisa aqui apresentada tem por objetivo analisar, junto a professores e professoras do Ensino Fundamental II (EF II) da rede pública do estado e da prefeitura de São Paulo, a presença de literaturas africanas e afro-brasileira em sala de aula.
Para a elaboração da bibliografia final, evidentemente, o pesquisador vai servir-se do fichário bibliográfico que o acompanhou durante todo o percurso de sua pesquisa. O processo de avaliação de um artigo científico é uma etapa muito importante durante o processo de publicação de trabalhos da comunidade acadêmica. Nesse procedimento metodológico, os estudantes passam por entrevista durante a leitura de O Corvo texto de Edgar Allan Poe inicialmente por meio do suporte físico papel e, em seguida, por meio do suporte físico digital, tela do computador, com utilização de um objeto de aprendizagem. A partir de um diagnóstico que considera esses aspectos, este trabalho tem por objetivo analisar e discutir uma nova forma de inserir a leitura de texto literário no contexto educacional atual por meio dos objetos de aprendizagem. Esses modos de apreensão e referência ao discurso alheio revelam diferentes caminhos interpretativos e a apropriação da palavra do outro. Essa seleção baseou-se na importância dada ao negro e na valorização de alguns dos aspectos centrais da cultura africana o respeito pelo mais velho, o poder da palavra e importância da tradição oral.